Dicas aos viajantes! | Acordei Assim

Dicas aos viajantes!

Mesmo para quem viaja bastante, é preciso ter atenção a alguns detalhes que às vezes ficam esquecidos ou na correria para fazer a mala ou ir pro aeroporto, alguma coisa pode dar errado e não é legal começar uma viagem se estressando, certo?

A ideia desse post veio do fato de não haver mais a necessidade de declarar seus aparatos eletrônicos, como notebooks, câmeras fotográficas, Ipods, entre outros, à Receita Federal na saída do País.

Ontem fui ao aeroporto me despedir de uma amiga querida que ficará fora quatro meses (oi Tamara, como estás?) e queria checar novamente esse item da declaração, já queria me antecipar caso alguma coisa tivesse mudado. Lembro que quando fui pra Buenos Aires em julho do ano passado, já não era mais necessário declarar itens fabricados no Brasil (e levar a NF era recomendado). Em dezembro fui pra Buenos novamente e como já sabia como proceder, nem passei por lá.

Chego na cabine de declaração da PF e está fechada. Fui me informar no balcão da Infraero, para ter certeza da informação.

É isso mesmo, e a atendente completou: ao viajar com seus itens eletrônicos deve-se levar a NOTA FISCAL do produto (comprado Brasil ou não) para caso haja necessidade, você comprovar que o item que você levou já era seu e não foi comprado na viagem em questão. Simples assim! Menos uma coisa para se preocupar quando chegar ao aeroporto.

Só pra ficar claro: continua existindo o posto da Polícia Federal no Aeroporto, essa cabine era no Terminal 1. Eram coisas distintas.

Dica: algumas notas fiscais apagam com o tempo, não custa tirar uma cópia e manter guardado em casa (até como back up, é uma boa).

Daí, acessei o site da Infraero para checar se tinha alguma informação nova. O site é ótimo, fácil de navegar e tem tudo o que você precisa saber antes de viajar.

No geral, acabamos perguntando para um amigo que já viajou sobre como proceder e de repente você deixa de acessar informações que podem ser úteis para você mas que não eram ao seu amigo e quando você chega no aeroporto, pode ter alguma surpresa desagradável. Sempre que estou no aeroporto, principalmente no check in e no raio X, é comum presenciar alguma situação que poderia ter sido evitada se a pessoa buscasse mais informação.

Resolvi separar umas infos mais básicas, geralmente o que mais me perguntam, mas recomendo muito dar uma olhada no site da Infraero. Eles estão realizando uma campanha justamente para que as pessoas acessem estas informações e não tenham problemas na hora de embarcar! O nome da campanha é Fique por Dentro! E você pode baixar um aplicativo pro celular gratuitamente.

Acesso às salas de embarque

A inspeção no raio-X é feita em todas as bagagens de mão, então, atenção ao que se pode ou não carregar. Caso contrário, o passageiro poderá ter de descartá-los no aeroporto. Aí, não tem choro, nem jeitinho.

Excesso de bagagem

Esse assunto é item de preocupação constante entre as mulheres..hahaha!

Dica: em viagens em que você vai preparada para trazer tudo o que puder e conseguir carregar, a sugestão é você comprar uma balança e controlar o peso das malas, até para distribuir melhor o peso entre as bagagens!

Nos voos domésticos, a empresa aérea é autorizada a cobrar excesso de bagagem sempre que a franquia por passageiro for excedida (23 kg nos voos domésticos), e o valor pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. A companhia também poderá negar o excesso de bagagem ou transportá-la em outro vôo. Aff!

Para vôos internacionais deve-se consultar a Cia aérea a qual você está viajando, pois varia de acordo com o destino. O valor cobrado pelo excesso de bagagem também varia dependendo da Cia aérea.

Bagagens de mão

Não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg.

É preciso muito cuidado ao transportar líquidos, pois os critérios são bem rígidos. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. Ou seja, tá levando na bagagem de mão seu perfume preferido que tá na metade do frasco que é de 100ml? Chora e não adianta reclamar, vai ter que deixar de brinde lá!

Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no Free Shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Essa medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros países. No caso de conexão, consulte a empresa aérea sobre a possibilidade de retenção do seu produto por autoridades estrangeiras.

No geral, não costumam implicar com as sacolas do free shop não, mas se tratando de alguns países, como os EUA, não custa redobrar a atenção e analisar a necessidade de efetuar essa compra no caminho de ida!

Dano ou extravio de bagagens

Itens de valor, como jóias, dinheiro, máquinas fotográficas e outros aparelhos eletrônicos, devem ser transportados preferencialmente na bagagem de mão. Caso você decida enviar itens de valor na bagagem despachada, é possível declarar o valor dos bens transportados ainda no check-in. Basta solicitar o formulário à empresa aérea que se responsabilizará pelos bens declarados mediante taxa a ser cobrada no ato de confirmação dos bens. Essa declaração é em função de possível perda ou extravio das bagagens. Essa declaração não tem nada a ver com a declaração à Receita Federal.

Sistema informativo de voos

Vai buscar um parente/amigo no aeroporto e quer saber se está no horário previsto? É possível acompanhar chegadas e partidas pelo site http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx.

Fuso Horário e Horário de Verão

Os sites das companhias aéreas e os bilhetes informam a hora local, tanto na origem quanto no destino. Por isso, não é necessário calcular fuso horário ou horário de verão. Se tiver dúvidas, consulte a companhia aérea.

Escala x Conexão

Escala: o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final para abastecer, embarcar ou desembarcar outros passageiros, mas não há necessidade de troca de avião até o destino final.

Conexão: o passageiro desembarca numa cidade que não é o seu destino final e embarca em outro avião, para continuar o voo.

Curtiram? Se cuidem, se informem e boa viagem!!! 🙂

Compartilhe...

Posts Relacionados

© 2017 Acordei Assim. Todos os direitos reservados.