Dicas aos Viajantes #parte2 | Acordei Assim

Dicas aos Viajantes #parte2

Oi gente!

Parte 2 de muitas…uma das coisas que mais amo nessa vida é viajar!

Vou falar um pouco sobre algumas situações bastante corriqueiras, separando os assuntos em alguns posts!

Já havia escrito sobre isso em 2011. Não leu? Clique aqui!

Os detalhes realmente fazem a diferença e estar atento pode te preservar e ainda melhorar sua experiência.

Como disse no outro post que escrevi, é comum observar algumas situações com passageiros que poderiam ter sido evitadas se a pessoa buscasse algumas informações básicas.

E ainda evita de levar “pito” dos profissionais do aeroporto, do tipo “bastava a senhora ter acessado o site da Infraero ou o google para saber sobre isso”, juro que já ouvi isso! Enfim, só pra dar um exemplo.

Principalmente em viagens de férias, às vezes ficamos tão ansiosos por esse momento que só enxergamos a parte “romântica” da coisa, sem pensar nos imprevistos que podem acontecer, se está rolando algum evento especial na cidade de destino, de verificar a previsão do tempo, a média de temperatura na estação do ano de sua estadia, sobre a comida na região e outros detalhes.

Mas para a viagem não virar pesadelo, é preciso estar atento a pequenas coisas que podem se tornar grandes transtornos e estragar sua viagem, ou parte dela.

As coisas que vou descrever abaixo, podem parecer óbvias ou exageradas para alguns, mas como nos últimos 4 anos tive a oportunidade de viajar bastante, a gente passa por várias situações que geram aprendizados ou vemos outras pessoas passarem por coisas que até Deus duvida.

Enfim, confira minhas dicas aos viajantes!

 

Chegando no Aeroporto

Se atrasar ou chegar no limite do horário, correndo, esbaforido…tem necessidade? Não conte tanto com a sorte! Pense no trânsito, em algum imprevisto que possa acontecer, uma dor de barriga na hora de sair de casa/hotel.

Caso vá de táxi/shuttle, agende com antecedência o horário para ele te buscar e tente se programar para estar lá no aeroporto 2h30m antes do voo. Se alguém for te levar, faça a mesma coisa e peça pra pessoa chegar uns 10 minutos antes do horário ideal, assim todos terão sua folga de atrasos e imprevistos.

Mas por que chegar cedo? Tem dias e horários em que o aeroporto está muito cheio, são diversos voos com horário próximo, poucos atentendes nos guichês das cias aéreas, então pode acontecer de você ficar uns 30 minutos ou mais na fila. (OBS: isso sem mencionar nenhum tipo de manifestação, como a que aconteceu no RJ ano passado, em que a Polícia Federal realizou a Operação Tartaruga, que faziam checagem de segurança minuciosa no embarque de todos os passageiros para voos internacionais em protesto contra as condições de trabalho e para abertura de concurso público para novos agentes).

Com todas essas precauções você conseguiu chegar bem cedo e tem tempo de sobra? Mesmo assim, a primeira coisa que você deve fazer é o check in. Fazer check in com antecedência às vezes faz com que você enfrente menos filas (pois seus outros amigos de voo provavelmente ainda não chegaram), ou que consiga um upgrade ou alguma outra coisa que você gostaria da cia aérea.

Eu e meu marido já conseguimos alterar nosso voo que tinha escala para um voo direto, com direito a upgrade para a primeira classe num voo da TAM entre Buenos Aires – RJ, pois chegamos bem antes do horário do nosso voo original, e a atendente teve muita boa vontade. Sabe como é, eu queria fazer minhas compras com calma no maravilhoso freeshop de Ezeiza e acabamos pagando de rycos e phynos! #adoro!

No mais, recomendo ir tomar um cappuccino na Kopenhagem (em vários aeroportos no BR tem uma filial, no Galeão/RJ fica no terminal 1) e comer um pão de queijo enquanto aguarda seu momento de embarcar! =)

 

Ops, cheguei  e tá tudo fechado…é feriado na cidade/estado/país

Essa cena pode ser considerada exagerada, mas em algumas cidades durante os feriados o ritmo é bem lento, quase parando.

Então é bom se preparar. Antes de viajar para qualquer destino, devemos sempre dar uma olhada no calendário do país/da cidade de destino para checar feriados, eventos de grande porte que possam acontecer no dia de sua chegada ou durante a sua estadia, e se isso pode interferir no seu roteiro.

Talvez seja o caso de rever seus planos, adiantar ou atrasar sua chegada, refazer seu roteiro alterando a ordem dos passeios etc.

Em Buenos Aires, por exemplo, nos feriados a cidade fica praticamente deserta, a maioria do comércio fechado, inclusive alguns restaurantes. Já em NY tudo abre praticamente o ano todo, mas em feriados em que eles fazem paradas/desfiles, muitas ruas ficam interditadas e o entorno muito cheio, podendo dificultar a movimentação e/ou visitação do que está por perto.

Tempo de saída do aeroporto até a chegada ao destino: hotel, apto, etc

Caso vá marcar translado do aeroporto até o hotel/apto, cuidado com a hora que irá combinar com a empresa/pessoa.

Independente se você contratou transfer particular ou serviço de Shuttle, é sempre bom prever um tempo entre desembarque/imigração/retirada de bagagens com uma certa folga, pois você pode perder seu shuttle ou ter que pagar alguma taxa/multa por fazer o motorista esperar muito.

Algumas empresas até ajudam nesta função, pois pela experiência eles conseguem calcular com mais precisão o melhor horário.

Penso que deve-se acrescentar no mínimo 45 minutos ao tempo estimado após a previsão de pouso, isso, claro, dependendo da data e do horário de chegada ao destino. Atenção especial para datas de alta concentração turística e aos horários de maior movimento, que neste caso pode-se gastar mais tempo (época de natal, ano novo, feriadões etc). Sem contar com imprevistos, claro.

Na última ida a NY, as malas demoraram uns 40 minutos mais ou menos para sair na esteira. Até o comandante falou no auto-falante pedindo desculpa, pois realmente essa demora não era comum. O transfer que nós contratamos (é uma empresa brasileira que faz transporte em NY), foi atrás da gente, pois como ele sabia nosso voo, (e que o mesmo tinha chegado e ainda não havíamos saído) ele descobriu em qual esteira estávamos e nos achou lá, pois ficou preocupado com nossa demora. No fim deu tudo certo e ele ainda nos ajudou com as malas!

Aguardem os próximos capítulos! =)

 

Siga o Blog nas Redes Sociais:

Facebook

Youtube

Twitter

Instagram

♥ contato@acordeiassim.com.br

bjo bjo

Alice

 

Imagem: www.getvector.info

 

Compartilhe...

Posts Relacionados

© 2017 Acordei Assim. Todos os direitos reservados.